Blog Layout

Sons do deserto que ecoam pelo planeta

Eduardo Schulz • Apr 28, 2021

Sons do deserto.

Voltando com as postagens musicais! Neste fim de semana estava ouvindo um grupo que é mais um desses que descobri no canal KEXP, e que mais uma vez me surpreendeu tanto pelo som como pela história.

Tinariwen é uma banda formada em 1979 por tuaregues, um grupo seminomade do norte da África, inicialmente do Mali neste caso. Não tinham um nome para o conjunto mas foram sendo chamados de Kel Tinariwen, que significa "O Povo dos Desertos" em um dialeto local. 

Na década de 1980 o ditador líbio Muammar al-Gaddafi convocou os tuaregues que viviam ilegalmente no seu país para participarem de treinamento militar para formar um regimento saariano, os integrantes do grupo atenderam ao chamado. Anos depois atenderam mais um chamado, porém desta vez de um grupo rebelde tuaregues na Líbia, e lá conheceram outros músicos que deram a origem "oficial" ao Tinariwen. Com seu estúdio improvisado, o grupo gravava fitas K7 gratuitamente para quem quisesse e isso fez com que fossem cada vez mais sendo conhecidos na região.

Quando ví pela primeira fiquei impressionado tanto pelo fato de cantarem em árabe e usarem as roupas tradicionais como pelo swing, vibe, energia e "simplicidade" do som do grupo, que de certa forma me remeteu ao Brasil, entendo que conseguimos traçar mais uma vez esse paralelo direto da influência africana no nosso país. 
Existe alguma coisa que me encanta de forma diferente quando ouço músicas onde não entendo nada do que está sendo dito, uma certa liberdade sonora talvez, pois não acontece nenhum tipo de interpretação mental do contexto, letras, etc, apenas sinto como a música e o som das vozes me tocam.

A música não tem fronteiras, viva a arte do deserto!

Nos videos a apresentação no KEXP, o clipe da música Sastanàqqàm, e um show que teve participação de Flea e Josh Klinghoffer do Red Hot Chili Peppers.

Parágrafo Novo

Parágrafo Novo

Como encaramos os acontecimentos das nossas vidas
Por Eduardo Schulz 23 ago., 2022
Você já se perguntou se resultados e processos são coisas distintas? Será que ambos existem?
Estamos voltando para onde?
Por Eduardo Schulz 22 out., 2021
Será que conseguimos usar o tempo que tivemos para buscar respostas em nós mesmos ou ficamos olhando para fora? Voltaremos para onde estávamos ou seguiremos um rumo diferente?
Como vejo arte
Por Eduardo Schulz 28 mai., 2021
A ligação direta entre criatividade e arte e suas diversas formas que nos tocam diariamente.
Share by: