Blog Layout

Resultado x Processo

Eduardo Schulz • Aug 23, 2022

O que é mais importante?

Pra tirar a poeira do blog mais uma vez trouxe alguns pensamentos.

Eu já havia feito essa pergunta ano passado durante a pandemia no Instagram e recentemente repeti. Resolvi fazer esse questionamento pois na primeira vez o resultado tinha me surpreendido e quis "confirmar" a resposta.

Inicialmente vez cerca 5% das respostas foram "Resultado", e 95% votaram no "Processo", já neste segundo momento, com  a vida de certa maneira voltando ao "normal" a número pessoas que acreditam mais no resultado subiu, aproximadamente 30% e o processo ficou com 70% dos votos.

Mas e aí? Porque estou preocupado com isso, e ainda mais, escrevendo sobre o assunto e querendo compartilhar os resultados?

Bom, talvez a grande pergunta que ficou nas entrelinhas é, será que existe resultado? Onde definimos que algo terminou para considerarmos aquele, o momento do tal resultado? Será que nossas vidas não são um constante desenvolver de processos? Será que nossa busca por chegar num lugar diferente de onde estamos não pode nos dirigir para "resultados" irreais?
Talvez o olhar atento aos acontecimentos, aos nossos movimentos, a forma como lidamos com mundo ao nosso redor e principalmente como nos relacionamos com estes momentos e ambientes nos mostre que somos muito mais porosos do que imaginamos, provavelmente menos senhores dos nossos destinos do que gostamos de imaginar.
Talvez se perceba que existe um balé entre nossos movimentos e os movimentos do mundo ao nosso redor, contração e expansão, ambos em simbiose, dançando e indo para onde? Para lugar nenhum, pois o que importa é o momento, é a interação, é o enlace entre nosso ser o universo. Se estivermos muito preocupados com o que acontece depois, perdemos o agora... então talvez o "processo" seja esta dança e o "resultado" o pensamento de sair daqui, quem sabe a música não te agrade, mas esta é a trilha sonora da vida, ou ainda você queira dançar com outra pessoa, mas não podemos terceirizar esse baile e nosso parceiro universal está sempre presente nos tirando pra dançar.

Penso que a mudança no resultado da pequena pesquisa é mais um indicador de como num momento onde olhamos para nós mesmos e para mundo ao redor com calma e gentileza foi possível ver a beleza nos processos mais simples, e como com volta das nossas rotinas mais intensas voltamos para um lugar que nos distancia da música da vida.

Para alguns essas reflexões podem soar apenas como visões romantizadas de um mundo irreal, mas não para mim, e possivelmente também não para 70% das pessoas que responderam a enquete... espero que se você tem um olhar mais voltado para resultados que estas linhas tenham te tocado e alguma maneira e quem sabe te tragam um olhar diferente para os processos que todos passamos durante nossas vidas.

Vamos dançar pois a música está tocando agora!
Estamos voltando para onde?
Por Eduardo Schulz 22 out., 2021
Será que conseguimos usar o tempo que tivemos para buscar respostas em nós mesmos ou ficamos olhando para fora? Voltaremos para onde estávamos ou seguiremos um rumo diferente?
Como vejo arte
Por Eduardo Schulz 28 mai., 2021
A ligação direta entre criatividade e arte e suas diversas formas que nos tocam diariamente.
Um outro olhar sobre nós mesmos.
Por Eduardo Schulz 14 mai., 2021
As contradições de um místico podem servir como incentivo para encontrarmos em nós mesmos o que sempre buscamos. Como Osho e suas conversas me trouxeram até aqui.
Share by: