Blog Layout

Inspiração Bloqueada

Eduardo Schulz • Apr 20, 2021

Como lidar com este momento?

Nas últimas semanas senti uma grande falta de inspiração que refletiu em diversos aspectos do meu dia-a-dia e também nas postagens do Blog, até porque a ideia é trazer coisas novas e diferentes que ajudem a inspirar, e senti que não seria verdadeiro se tivesse postado qualquer conteúdo apenas para seguir um cronograma.

Ao invés de forçar alguma publicação, resolvi escrever sobre esses ciclos pelos quais passamos naturalmente, pois da mesma forma que existem momentos de onde estamos mais produtivos criativamente também existem outros onde ficamos mais reclusos, com menos brilho.
Todo artista já deve ter passado por períodos onde parece que nada funciona, que os trabalhos não fluem, que as coisas parecem não andar como gostaríamos, os chamados bloqueios criativos.
Para alguns talvez estas fases sejam menos marcantes, para outros são momentos de estagnação total, mas de fato eles ocorrem e acredito que podemos encontrar algumas alternativas para lidar com isso.

Fiz uma enquete sobre isso no Instagram e tive diversas respostas interessantes que vou somar com minhas percepções e sintetizar nas sugestões a seguir:

A primeira pode parecer óbvia, mas seria conseguir identificar claramente que estamos passando por uma destas fases. A importância de termos essa certeza nos ajudará a dar os próximos passos.

Depois desta identificação entendo que é fundamental respeitar esse ciclo, ou seja, não nos forçarmos a ir em frente com nossas atividades que envolvem criatividade, pois essa insistência possivelmente só irá trazer frustrações. É importante entendermos que esses momentos são passageiros, e que fazem parte da vida, assim como o dia e noite, feminino e masculino, polos magnéticos positivos e negativos, e tantas outras dualidades do universo.
Vale salientar que o respeito por esse momento não deve ser substituído por uma atitude do tipo “está tudo bem”, “não foi nada”, pois dessa maneira ao invés de respeitar, estaríamos fazendo de conta que esta fase não está ocorrendo e a negação não resolve nada.

A observação e o respeito nesses momentos vai permitir façamos algo para nos re-conectarmos com nosso lado criativo, e aí a forma com que cada um faz isso é muito individual, mas acredito que seja qual for o caminho, ele vai passar por “dar um tempo” para você mesmo. Talvez seja ficar literalmente sem fazer nada, tomar sol, ler, ouvir música, acender um vela para sua espiritualidade, talvez um passeio na natureza ou banho de mar de traga essa conexão, ou ainda meditação ou exercício físico sejam sua forma de se reencontrar, cada um vai de forma individual encontrar o seu caminho, não existe receita e não existe um tempo definido, o processo vai ocorrer naturalmente.

Hoje sinto que o período de bloqueio se diluiu e me senti à vontade para terminar esse texto que estava parado à dias. Se você já passou por esses momentos, como foi seu processo?
Como encaramos os acontecimentos das nossas vidas
Por Eduardo Schulz 23 ago., 2022
Você já se perguntou se resultados e processos são coisas distintas? Será que ambos existem?
Estamos voltando para onde?
Por Eduardo Schulz 22 out., 2021
Será que conseguimos usar o tempo que tivemos para buscar respostas em nós mesmos ou ficamos olhando para fora? Voltaremos para onde estávamos ou seguiremos um rumo diferente?
Como vejo arte
Por Eduardo Schulz 28 mai., 2021
A ligação direta entre criatividade e arte e suas diversas formas que nos tocam diariamente.
Share by: