Blog Layout

A força e energia da música latina

Eduardo Schulz • Mar 19, 2021

Influências Latinas.

Seguindo a vibe latina, e também com um pé na França, porém com um som completamente diferente, hoje é a música de um artista franco-espanhol que aparece aqui no blog.

Conhecio Manu Chao pelo disco Clandestino e continuei acompanhando seus trabalhos que sempre me chamaram atenção, mais uma vez, pelas misturas sonoras que refletem diretamente a história do cantor.
Nascido em Paris de pais espanhóis, já começa por aí a mistura, porém sua mãe é de um lugar diferente na Espanha, o País Basco, região que fala um dialeto único. Teve uma banda anterior (Mano Negra) que trazia essa fusão cultural, sempre com um olhar que rompia as fronteiras políticas e trazia a força da união dos povos, cantando em diversas línguas e com músicos de outros países.
Essa visão de ir além das fronteiras ficou clara na tournê 1992 do Mano Negra pela America Latina quando a banda viajava de barco junto com um grupo de atores e um circo, fazendo apresentações nas cidades portuárias, e essa pegada continuou mesmo com o fim da banda em 1995.

Manu Chao morou em vários lugares, desapegado e livre, e em 1998 lançou o álbum como o nome sugestivo de Clandestino onde traz diversos desses temas políticos e sociais com canções em vários idiomas e influências latinas e árabes.

No carnaval de 2009 pude assistir sua apresentação ao vivo no Rancho Marias (hoje Green Valley) em Camboriú, e tive o prazer de sentir toda a energia do grupo em 2:30h de um show inesquecível, literalmente pra cima!

Apesar do sucesso com os discos e shows, Manu Chao sempre se manteve simples nos hábitos, fazendo shows gratuitos, aparições em bares de cidades pequenas de algum país, tocando na rua e focado na música! De certa forma vai contra o sistema do glamour artístico, não fez mais grandes tournês e a 3 anos não dá nenhuma entrevista, durante a pandemia gravou alguns videos nas suas redes sociais, sempre com o alto astral característico!

Nos videos uma apresentação no festival de Glastonbury na Inglaterra onde é possível sentir toda a energia do grupo no palco, um video da mesma energia em um bar na espanha e finalmente um em um buteco em São Paulo.

Pura vida musical sem fronteiras!

Parágrafo Novo

Parágrafo Novo

Parágrafo Novo

Como encaramos os acontecimentos das nossas vidas
Por Eduardo Schulz 23 ago., 2022
Você já se perguntou se resultados e processos são coisas distintas? Será que ambos existem?
Estamos voltando para onde?
Por Eduardo Schulz 22 out., 2021
Será que conseguimos usar o tempo que tivemos para buscar respostas em nós mesmos ou ficamos olhando para fora? Voltaremos para onde estávamos ou seguiremos um rumo diferente?
Como vejo arte
Por Eduardo Schulz 28 mai., 2021
A ligação direta entre criatividade e arte e suas diversas formas que nos tocam diariamente.
Share by: